. Blogs de Guias
. Associação Guias de Portugal - Site Oficial
. WAGGGS
. Ter Mãos Grandes - Região Braga
. Outros
. Paróquias de Braga: S. Vitor
. Cabraz
. ...
. Cabaz
Na semana de 6 a 12 de Julho, realizou-se na África do Sul, a 33ª Conferência Mundial da Associação Mundial das Guias. Mais de 100 países presentes, dos diferentes cantos do mundo, representados por 500 participantes, naquele que é o momento mais importante da actividade da WAGGGS. À semelhança do nosso Conselho Nacional, é nesta conferência que avaliamos o plano executado e aprovamos as linhas estratégicas para os próximos 6 anos. Poder testemunhar e participar no mosaico de nacionalidades que tal actividade representa é de facto um momento único...Podemos mesmo compará-lo à Assembleia Geral das Nações Unidas, mas no caso da WAGGGS o único tema de trabalho é: como podemos nós cumprir a nossa Missão?
Diferentes propostas foram aprovadas, salientando:
- alterações polémicas à Constituição da WAGGGS;
- a exclusão de algumas Associações da WAGGGS;
- a conversão de algumas Associações “Patas Tenras” em Membros Efectivos da WAGGGS, como a Associação das Guias da Hungria, do Malawi, do Chade, da Rússia e de Dominica;
- a aprovação do Plano Estratégico e Financeiro para o triénio 2009-2011;
- a eleição de 6 novos membros do Comité Mundial e da nova Presidente do Comité, Margaret Treloar, do Canadá.
A Presidente cessante do Comité Mundial, Elspeth Henderson, recebeu a condecoração mais alta da WAGGGS’ – A Medalha de Prata – pela sua entrega extraordinária ao movimento guidista durante mais de 30 anos.
Foi também aprovado o Tema para o triénio 2009-2011 “Global Action Plan - Together We Can Change Our World”, que se baseia nos objectivos do Milénio que visam melhorar as vidas das pessoas mais pobres do mundo. O prazo estipulado de prossecução destes objectivos é de 15 anos. Estando a ONU numa fase de avaliação intercalar, a WAGGGS decidiu contribuir também para a implementação destes objectivos no seio da Associação – JOIN IN, REACH OUT, CHANGE LIVES.
O Comité Mundial lançou ainda o slogan do centenário “...100 years of changing lives...” e a forma como a celebração será feita.
Como formação informal há a salientar a visita de Graça Machel, esposa de Nelson Mandela. Um testemunho de vida impressionante, e uma personalidade muito próxima de Portugal.
Mas, o mais impressionante continua a ser o espiríto guidista inerente a toda a conferência, patente na forma como se dá inicio aos trabalhos... com a renovação da Promessa por parte de todas as Associações presentes, nas suas línguas maternas.
A 34ª Conferência terá lugar no Reino Unido - o local ideal para comemorar o centésimo aniversário do Guidismo!
Magda Cruz
Presidente
In http://www.guiasdeportugal.org/noticias/press.htm#noticia0