. Blogs de Guias
. Associação Guias de Portugal - Site Oficial
. WAGGGS
. Ter Mãos Grandes - Região Braga
. Outros
. Paróquias de Braga: S. Vitor
. Cabraz
. ...
. Cabaz
O início No mês de Abril de 2008, a 1ª Companhia de Guias de Celeirós recebeu a notícia de que ia estar envolvida com o projecto “Vamos Utopiar – 3ª fase”. O projecto iria ser desenvolvido com a comunidade cigana. Quando as dirigentes da Companhia receberam esta notícia, todos os nossos preconceitos e receios vieram ao de cima.
Pensar que tínhamos que enquadrar as nossas guias em actividades com ciganos fez-nos alguma confusão e ainda mais ter que falar nesse projecto com os pais das nossas guias. A tarefa parecia-nos complicada. Este momento foi muito importante. Numa reunião de dirigentes de companhia falámos todas sobre o assunto, o que teríamos a ganhar com este projecto e o que poderíamos proporcionar às nossas guias. E chegamos à conclusão de que, sem dúvida, era um desafio que queríamos agarrar com muita força. Tivemos a reunião com os pais das nossas guias para apresentar o programa do ano guidista, e entre as actividades apresentadas estavam as actividades do “Vamos Utopiar”.
A reacção dos pais foi muito boa, ficaram de certa forma surpreendidos mas tranquilos. Os contactos desenvolvidos O Comissariado Regional de Braga desenvolveu esforços junto da Câmara Municipal de Braga para saber qual seria o bairro com que poderíamos trabalhar e quais as possibilidades de parcerias. Neste seguimento, fizeram-se contactos com a Bragahabit, empresa municipal responsável pela habitação social e que tem determinadas actividades junto dos bairros carenciados da cidade.
Uma dessas actividades é o “BragaBrinca”, que faz parte do projecto “Atena”, desenvolvido em parceria por várias instituições, entre elas a Bragahabit e a Caritas. No entanto, a parceria não se conseguiu formar em pleno uma vez que as crianças do bairro não estavam seguradas ao Sábado mas apenas poderiam participar em actividades que decorressem durante a semana. Assim, foi necessário procurar uma outra entidade que conseguisse congregar os elementos necessários para se formar a parceria neste projecto: uma associação através da qual as crianças do bairro fossem seguradas; uma associação que conhecesse o ambiente do bairro; e uma associação para a qual este fosse um projecto importante.
Por intermédio da Bragahabit chegámos à Juventude Cruz Vermelha que desenvolve no bairro de Santa Tecla, em Braga, o projecto “Colorir o Sábado”. Próximos passos Com todos estes contratempos, recuos e avanços, estamos a planear a 1ª Actividade que vai juntar as guias e as raparigas ciganas do bairro de Santa Tecla, em Braga. Ana Maria Ferreira 1ª Companhia de Celeiros Região de Braga
In http://www.guiasdeportugal.org/noticias/press.htm#noticia0