. Blogs de Guias
. Associação Guias de Portugal - Site Oficial
. WAGGGS
. Ter Mãos Grandes - Região Braga
. Outros
. Paróquias de Braga: S. Vitor
. Cabraz
. ...
. Cabaz
(Cliquem nas fotos para as ver por inteiro)
4 de Abril de 2009
O primeiro dia…
Como sabem viemos acampar para Briteiros Sta. Leocádia e o tema do nosso acampamento são os Jogos sem Fronteiras.
Este é um dos dias mais cansativos do acampamento porque temos que montar a nossa “casa”. Começamos pela nossa tenda e vamos construindo com paus e sisal a nossa mesa de jantar, o nosso lava loiças, a nossa dispensa, o porta-mochilas, o tripé, entre outros. Tudo para que fiquemos muito bem instaladas. Ao final da tarde, aprontamo-nos para a Eucaristia na Igreja de Briteiros Sta. Leocádia.
No serão, organizado pela Patrulha Vida, fizemos a apresentação do ninho e das patrulhas, tendo cada um, o nome de um país participante nos Jogos sem Fronteiras, assim:
Ninho Papagaio: Alemanha
Patrulha Chita: Malta
Patrulha Panda: Bélgica
Patrulha Vida: Itália
Patrulha Vénus: França
Patrulha Chama: Suíça
5 de Abril de 2009
Começamos o dia por dar os últimos retoques no nosso campo, pois tinha de estar tudo preparadíssimo para a Abertura Oficial de Campo. Momento muito solene, em que se faz o primeiro içar da bandeira de Companhia oficial. Depois desta cerimónia fomos direitinhas para o nosso raid até à Citânia de Briteiros. Andamos e andamos e andamos, mas valeu a pena para vermos aquele sítio maravilhoso. Lá fizemos um jogo por ramo que tinha por tema “A viagem pelos países”.
No final da tarde voltamos para o campo e depois do jantar, fizemos um super jogo nocturno onde os polícias de Sta Leocádia tinham que recuperar duas estátuas roubadas. Os ladrões claro, não se podiam deixar apanhar e tinham que pôr as mãos na declaração que lhes conferia imunidade. No meio disto tudo, haviam ainda os coletes “à prova de bala” e as balas autocolantes que faziam os polícias e os ladrões recuarem 5 passos. Com certeza, um serão bem passado.
6 de Abril de 2009
A manhã anunciou-se importante. Este era o dia da inspecção de campo feita pela técnica de campo e nada podia estar fora do sítio. A Guia tem de ter brio na “sua casa” e na sua farda, mostrando assim o quanto é cuidadosa com as suas coisas. Estiveram à altura.
Em seguida, chegava a hora dos ateliers para preparar o Fogo Conselho Geral, organizado pela patrulha Vénus, cujo tema foram os Costumes Gastronómicos.
À tarde, não nos podíamos safar de uns autênticos JOGOS SEM FRONTEIRAS. A companhia foi dividida por equipas e estas disputaram várias provas ao longo da tarde. Tinham a opção de jogar o seu Joker para dobrarem os seus pontos de um determinado jogo. Esta foi certamente uma gincana diferente, em que todas se puseram à prova, nos seguintes jogos: Fotoguia, Musidança, Da Vinci, Esculturguia e Perseguição do Frankenstein.
Nada melhor do que lá estar para saber como correram estas provas, não é Guias?
À noite, tivemos um serão de dar água na boca e de dar vontade de entrar num avião e lá os ir visitar. Foram também apresentados os resultados das actividades realizadas no Raid. Tivemos a honra de receber neste serão a 1.ª Companhia de Sta Leocádia. E o nosso acampamento já vai a meio…
7 de Abril de 2009
Chegou finalmente o dia do nosso grande Jogo de Cidade. Neste dia conheçamos por nos dirigirmos para o centro de Guimarães. Como já tínhamos visitado alguns pontos no Dia Mundial do Pensamento de 2007, pensamos em ver coisas diferentes. Assim, fomos ao Museus Alberto Sampaio onde assistimos a um Teatro de Sombras, fomos ao Museu Martins Sarmento e depois de almoço, subimos para o Teleférico para nos encaminharmos para a Montanha da Penha. Foi fantástico.
Já em campo e com o lanche na barriga, fizemos o encerramento. À noite, estavam reservados os serões de ramo, em que o Ramo Avezinha assistiu a dois teatro de fantoches, o Ramo Aventura ficou a conhecer ainda melhor alguns dos projectos da Associação como o Projecto Vamos Utopiar, Viana sem Fronteiras e o Projecto Saca-Rolhas e o Ramo Caravela falou sobre temas da adolescência.
8 de Abril de 2009
E chegamos ao último dia.
Arrumamos tudo direitinho e voltamos para o conforto da nossa casa, mas sem nunca ficar com saudades de tudo o que vivemos e aprendemos neste acampamento.
Em breve mais histórias e pormenores sobre o Acampamento. Passem por cá!
Uma canhota apertada
7a de Braga