. Blogs de Guias
. Associação Guias de Portugal - Site Oficial
. WAGGGS
. Ter Mãos Grandes - Região Braga
. Outros
. Paróquias de Braga: S. Vitor
. Cabraz
. ...
. Cabaz
Guias comemoram 30 anos de existência
A comemorar 30 anos de existência as Guias de Joane dizem ter começado este ano tal como queriam. Ao longo do ano realizaram várias actividades e, estão agora envolvidas numa campanha de solidariedade para ajudar comunidades em Timor e Moçambique.
As Guias de Joane estão a comemorar 30 anos de existência. O aniversário foi comemorado com a tradicional missa de aniversário onde uma das dirigentes oficializou a sua progressão.
“O aniversário decorre durante este ano, fizemos uma cerimónia onde uma dirigente fez a promessa e, também convidamos antigas dirigentes”, notou a responsável Emília Monteiro.
Ao longo do ano, tal como é habitual, realizaram-se várias actividades ao longo do ano que não necessariamente para comemorar o aniversário.
A associação está envolvida numa campanha de solidariedade no sentido de ajudar comunidades em Timor e Moçambique. “Vamos actuar com três parceiros”, explicou Emília Monteiro.
As Guias de Portugal foram contactadas, a nível nacional, pela “Fundação Evangelização e Cultura”, que tem como objectivo a ajuda humanitária e educação para o desenvolvimento e cooperação.
Contudo, esta campanha não consistirá num peditório cujo resultado será posteriormente aplicado nas comunidades em causa. As Guias estão a confeccionar bolachas que depois vendem à comunidade em geral.
O resultado das vendas será encaminhado para a comunidade hospitaleira em Timor com o intuito de ser reabilitada uma padaria. Já em Moçambique em parceria com as “Irmãs ao serviço dos pobres” o intuito é investir no “desenvolvimento educativo e formativo” de crianças e jovens sendo que em cooperação com a paróquia Nossa Senhora do Rosário onde o intuito é “aumentar o grau de escolaridade das mulheres”.
“Estes projectos e esta campanha têm a ver com a nossa associação porque também vamos ajudar e ensinar a fazer”, refere a responsável pelas Guias de Joane. E, continua: “Nas Guias o princípio também é aprender fazendo”.
Por cada saco com 12 bolachas o interessado paga um euro e ajuda assim as comunidades de Timor e Moçambique sendo que também a população pode ajudar dando ingredientes onde confeccionando bolachas para que a associação possa vender.
Falando ao nível regional as Guias têm de angariar 11250 euros. “Ainda estamos a expandir o projecto mas acho que está a correr bem”, disse a dirigente.
Por: Alexandra Lopes