. Blogs de Guias
. Associação Guias de Portugal - Site Oficial
. WAGGGS
. Ter Mãos Grandes - Região Braga
. Outros
. Paróquias de Braga: S. Vitor
. Cabraz
. ...
. Cabaz
As mimosas (Acacia dealbata) estão entre as piores plantas invasoras em ecossistemas terrestres em Portugal, sendo muito frequentes na zona de Braga, nomeadamente no Bom Jesus. Por isso, o Núcleo de Braga da Quercus promoveu, ontem à tarde, mais uma actividade de transplante de árvores e arbustos autóctones. O desafio foi aceite por quase 100 voluntários, que transplantaram duas mil árvores. “Há cada vez mais voluntários interessados em participar neste tipo de iniciativas. E esta actividade para além de permitir o contacto com a natureza, tem como objectivo chamar a atenção para os problemas criados pelas plantas invasoras”, justificou a responsável do núcleo de Braga da Quercus, Ana Cristina Costa.
Com o objectivo de celebrar o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora terça-feira, esta iniciativa “surge na sequência de um projecto que teve início no passado dia 24 de Abril em que se arrancou as mimosas mais jovens, descascaram-se as mais crescidinhas e cortaram-se o tronco e pincelaram-se com herbicida sistémico as mais velhas&r dquo;, explicou. No entanto, estando milhares de sementes no terreno não basta o trabalho já feito. “É preciso verificar o estado das árvores sobre as quais se trabalhou anteriormente e é preciso sombrear o terreno para dificultar a germinação das sementes existentes no solo”, referiu, ainda, aquela responsável.
Durante a tarde de ontem, depois de uma introdução teórica sobre as árvores autóctones, os voluntários tiveram a missão de transplantar, sobretudo, carvalhos, pinheiros, azevinho e medronheiro. Este projecto conta a colaboração do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, a Autoridade Florestal Nacional, a Associação Florestal do Cávado, a Associação de Defesa da Floresta do Minho, o Gabinete Florestal da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Banco Local de Voluntariado da Câmara Municipal de Braga, a Confraria do Bom Jesus, a Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho, o Instituto Português da Juventude, a Associação Guias de Portugal, as escolas Prosepe - Clube da Floresta e a Nornatural.
retirado de http://correiodominho.com